Blog

Outubro Rosa, câncer e a importância da psicanálise

O sofrimento das pessoas com câncer e como a psicanálise pode ser importante neste processo

Por Caroline Sorgi

Para a psicanálise o corpo é uma construção e não coincide com o aparato biológico (Freud). A mulher também é uma construção psíquica e social. Há muitas mulheres; a real, a imaginária e a simbólica.

A mulher real é aquela que está ali, com seus defeitos e potencialidades. Quando se descobre um corpo estranho em seu corpo há um choque e, com isso, uma culpa.

O câncer de mama invade o corpo da mulher mutilando-o de tal maneira que muitas não se reconhecem. Este corpo é interditado, medicado, retalhado com cirurgias, radioterapias, quimioterapias. Ele não é mais o corpo daquela mulher, ele não é mais reconhecido por ela.

Há um sofrimento, uma angústia. A psicanálise pode auxiliar na integração da mulher real, imaginária, transformando-a em simbólica, por meio da palavra, por meio da fala. Esse corpo, essa mulher, tornam-se possíveis.

A psicanálise é a cura pelo amor, e a mesma nos mostra como nos amar como somos, da maneira como conseguimos ser naquele momento.

A família dessa mulher, reconhecendo seu sofrimento e angústia podem mostrar que na análise há um espaço adequado e um profissional preparado para escutar questões do ser e do estar, do querer e do poder.

Quando falamos em câncer de mama, pensamos apenas na mulher e esquecemos que homens também podem ser acometidos desta grave doença. Um pré-conceito estabelecido desde muito antes, desde a prevenção. Desde o toque em sua mama. Há uma confusão entre o masculino e o feminino, o que é “coisa de mulher” e “coisa de macho”.

Homens também precisam de atenção, homens também precisam falar sobre prevenção ao câncer de mama, homens também necessitam de escuta ade

 

quada, sem julgamentos, sem rótulos e com muito acolhimento e manejo.

Em todos os casos, precisamos falar para que h

aja uma possibilidade de mudança, de simbolização, de reflexão. Procure um analista!

Caroline Sorgi é Psicanalista – Entrenós Psicanálise

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência.